domingo, 19 de julho de 2009

Encerramento do Semestre - Orientações Importantes

Alunos (as), estamos chegando ao fim de mais um semestre. Para melhor orientá-los no fechamento das atividades e do Portfólio, apresentou algumas indicações que merecem atenção.

1. Especial cuidado aos seguintes propósitos gerais:

1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão de linguagens diferenciadas e a evidencia de aprendizagens múltiplas;

2. Integração teoria e pratica (fazer relações dos textos com a realidade, com a pratica pedagógica, com o cotidiano de leitura e escrita de crianças)

· 2. Observar os seguintes descritores nas últimas postagens e na revisão geral do blog:

6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;

7.Correção lingüística das postagens (ortografia,pontuação,concordância,regência,coesa,coerência,etc.)

8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo,áudio,imagens,etc.)

3. Para a "Síntese Conclusiva", utilizem o Plano de Curso que foi enviado. Façam um apanhado geral do que foi lido, discutido e estudado em nossas aulas. Esta síntese deve funcionar como uma espécie de "Considerações finais", em que se levantam os objetivos atingidos, resultados obtidos e possíveis desafios seguintes.

4. Para a "Avaliação do processo de produção do portfólio", retomem os tópicos teóricos do texto que foi lido no início do semestre (Construindo o portfólio eletrônico). Coloquem sua visão sobre seu desenvolvimento, sobre suas aprendizagens, sobre suas superações, sobre a possibilidade de dar continuidade à utilização do blog, sobre a possibilidade de aplicar em sua prática profissional.

5. Para as últimas postagens (referente aos últimos textos), elaborem, a partir de cada texto, uma síntese comentada (evidenciando sua compreensão) dos tópicos que compõem cada um dos textos. Uma dica: para que sejam abordados os pontos imprescindíveis dos textos em sua totalidade, siga os subtópicos que organizam cada texto. Por exemplo, no texto "Contextos de alfabetização na sala de aula", de Ana Teberosky e Nuria Ribera, você pode sintetizar e comentar os seguintes tópicos:

- INTRODUÇÃO

- A informação e os conhecimentos iniciais em alfabetização

- DIFERENTES CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA (Da relação entre ações e objetos; De observar ações dos adultos; De escutar a leitura em voz alta; De escrever em “voz alta”, ditando ao professor; De perguntar e receber respostas; De suas próprias ações de escrever; De produzir textos longos). Estas reflexões precisam ser mais densas, mais profundas e mais completas.

6. Ao fazer uma revisão geral de seu Portfólio, procurem inserir aspectos que ainda não aparecem em seu blog. Por exemplo, imagens, vídeos, comentários dos vídeos, relação com a prática, inserção de reportagens e/ou outros textos que focalizam os assuntos discutidos, relação com outras disciplinas, etc...

7. Verifiquem se TODAS as atividades constam de seu portfólio.