Meus caros, a discussão sobre gêneros e tipos textuais continua... Mas, em que eles diferem? Em que eles se assemelham? Que tipo de relação há entre eles?
O debate vai longe e há controvérsias na construção do conceito. Assim, ter um postura crítica significa se deparar com conceitos diversos e, aos poucos, construir a nossa síntese diante das ideias apresentadas pelos autores diversos.
Abaixo, coloquei alguns textos que podem ajudar a clarear os conceitos. Ter uma clareza do que significam corroborará para que a prática na sala de aula se dê de forma a levar o professor a desenvolver uma autonomia nas definições de seu trabalho. Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa indicam, tanto para os anos iniciais do ensino fundamental, como para a educação infantil que o texto é a unidade central para o ensino de língua materna. Além disso, indica que o trabalho com uma diversidade de gêneros contribui para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas.
Vamos continuar refletindo sobre o assunto...
Professor... Cadê o link dos textos sobre Tipologia e Gênero...Não os encontrei na postagem..
ResponderExcluirBeijokas
P.S.: Visita Meu Blog!!! (Pedagogiumfebf)
Realmente é interessante descrever com baastante clareza as diferenças encontradas no que di\z respeito a gênero e tipologia textual. Após a pesquisa pude notar que ambas se esbarram no contexto descrito por autores, muitas veses desconhecidos, (como nós mesmos) e por ser tão natual não temos a noção que utilizamos tais conceitos a todo momento.
ResponderExcluirEm nossa fala ao telefone, em um simples e-mail, numa conversa, etc.
É importante dizer e mais uma vez frizar que apesar de de completarem, se posso assim dizer, não são as mesmas coisas.