segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gêneros e Tipos Textuais: que relação é esta?












Meus caros, a  discussão sobre gêneros e tipos textuais continua... Mas, em que eles diferem? Em que eles se assemelham? Que tipo de relação há entre eles?

O debate vai longe e há controvérsias na construção do conceito. Assim, ter um postura crítica significa se deparar com conceitos diversos e, aos poucos, construir a nossa síntese diante das ideias apresentadas pelos autores diversos. 

Abaixo, coloquei alguns textos que podem ajudar a clarear os conceitos. Ter uma  clareza do que significam corroborará para que a prática na sala de aula se dê de forma a levar o professor a desenvolver uma autonomia nas definições de seu trabalho. Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa indicam, tanto para os anos iniciais do ensino fundamental, como para a educação infantil que o texto é a unidade central para o ensino de língua materna. Além disso, indica que o trabalho com uma diversidade de gêneros contribui para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas. 

Vamos continuar refletindo sobre o assunto...


2 comentários:

  1. Professor... Cadê o link dos textos sobre Tipologia e Gênero...Não os encontrei na postagem..
    Beijokas
    P.S.: Visita Meu Blog!!! (Pedagogiumfebf)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é interessante descrever com baastante clareza as diferenças encontradas no que di\z respeito a gênero e tipologia textual. Após a pesquisa pude notar que ambas se esbarram no contexto descrito por autores, muitas veses desconhecidos, (como nós mesmos) e por ser tão natual não temos a noção que utilizamos tais conceitos a todo momento.
    Em nossa fala ao telefone, em um simples e-mail, numa conversa, etc.
    É importante dizer e mais uma vez frizar que apesar de de completarem, se posso assim dizer, não são as mesmas coisas.

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu recado! Deixe seu contato. Assim que puder, retorno.