segunda-feira, 1 de junho de 2015

TAELP 1 - 2015.1 Aula 3





Nesta aula, os grupos apresentarão atividades que podem ser desenvolvidas nas turmas de educação infantil focalizando os jogos de linguagem.

Os grupos devem tomar como referência os referenciais teóricos apontados no texto lido, bem como as Diretrizes para a Educação Infantil.

A seguir, as atividades sugeridas:


Grupo 1: Gabrielle de Lima, Rayla Dias, Tainara Cristina e Caroline  Pires

O grupo procurou apresentar duas formas de jogos de linguagem enfatizados por práticas orais. Para a dinâmica, utilizamos o jogo de nomear e o epistêmico. No primeiro momento, tentamos demonstrar como o uso da linguagem oral e corporal/gestual faz parte da construção do letramento cotidiano. No segundo momento, apresentamos uma dinâmica que visava incentivar e desenvolver a concentração, a atenção no outro e a habilidade de relacionar e agrupar. Utilizamos vocabulário comum ao cotidiano da criança, facilitando assim a adaptação de todos na atividade. Os jogos de linguagem estão presentes em todos os lugares onde a criança está, sejam ações ou palavras copiadas, desenvolvendo assim seu letramento.  Tentamos demonstrar com atividade lúdica, pois a mesma é a mais fácil de trabalhar com crianças, fazendo um via mais fácil para o aprendizado. 

Grupo 2: Joyce Martins, Thamires Bernardo e Débora Leal

O grupo procurou por meio dos jogos de linguaguens e práticas de letramento uma atividade que contribuísse para o desenvolvimento da linguaguem oral e, a partir desta atividade, desencadeasse outras formas de aprendizagem através da imaginação, criatividade, interatividade e etc. O jogo escolhido se encaixa tanto na ordem teleológica quanto na ordem normativa, quando se refere aos jogos de nomear, contar e epistêmicos.
Material necessário: Uma caixa com imagens de objetos com nome escrito abaixo da imagem.
Regras do jogo: Contar uma história e dar seguimento a mesma a partir da imagem podendo ou não usar outros sentidos que estejam ligados à figura.
Desenvolvimento do jogo: O professor dará início a história e depois a caixa deverá ser passada os alunos, para que cada um escolha uma imagem e, partir dessa imagem, dê continuidade a história.

Grupo 3:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui seu recado! Deixe seu contato. Assim que puder, retorno.