quinta-feira, 7 de maio de 2015

TAELP I - 2015.1 Aula 2

Olá, queridxs alunxs!!




Em nosso primeiro encontro, apresentamos a ementa, os objetivos e os percursos metodológicos que seguiremos em nossa disciplina.

Daremos continuidade a partir da discussão proposta: comentar  Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil  e suas relações com as ideias da reportagem As primeiras leituras na pré-escola”. Para relembrar, coloco aqui o que foi solicitado:


"Faça, aqui, seus comentários sobre a correlação entre as principais ideias apresentadas pelas diretrizes e o que indica a reportagem. Não esqueça de assinar, colocando seu nome e sobrenome. Se quiser comentar os posts dos colegas, fique à vontade. Com certeza, enriquecerá o debate".

Destinaremos 30 minutos para esta discussão e os comentários escritos serão avaliados posteriormente.

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Hoje, nossa proposta é a seguinte:


A partir da leitura, respondam, em dupla, as seguintes questões:
  1. Como o autor apresenta as concepções de letramento? Quais as concepções? Como o conceito é diferenciado de autor para autor?
  2. No texto, o autor discute também as noções de gênero textual e de jogos de linguagem. Aponte estas noções.
  3. O autor descreve a metodologia que utilizou para realizar a pesquisa. Fale sobre ela.
  4. No tópico 3 do texto, o autor analisa os dados recolhidos no campo. Ele faz uma análise das produções orais de crianças em situações de sala de aula. Que aspectos foram identificados? Como se configuram os jogos de linguagem das crianças? 
  5. Quais as contribuições das análises feitas pelo pesquisador? Como pensá-las no âmbito da sala de aula de educação infantil no processo de desenvolvimento do letramento oral?

Respondam estas questões no espaço destinado aos comentários, aqui mesmo no blog. Ah, não esqueçam de assinar com os nomes e sobrenomes de quem elaborou as respostas, ok? 

Bom trabalho!

6 comentários:

  1. 1. O autor apresenta o letramento a partir dos usos sociais que fazemos da leitura e da escrita cotidianamente e menciona 3 autores: Soares (2001) relaciona esse fenômeno ao ato de ser capacitado a ler e escrever individualmente, e pode ser confundido com a Alfabetização. Graff (1979) não relaciona o letramento às relações sociais, dizendo que este fenômeno consiste apenas na habilidade de codificar e decodificar materiais escritos (livros, revistas, entre outros). Este mesmo autor associa o letramento à comunicação, uma vez que o processo linguístico tem de caminhar juntamente com o processo de letramento para que haja um avanço em conjunto desses dois processos. Scribner (2001), opondo-se aos dois autores, relaciona o letramento o a interação social, juntamente com a relação cultural, fazendo que esse processo tenha a ver com a relação entre a criança e as pessoas que convivem com ela.

    2. As noções de gêneros textuais estão ligados a prática sócio-histórica e dialógica (Bakthin 1991) a cerca dos esquemas primários e secundários, sócio-histórica e cultural, sociodiscursiva do caráter linguístico voltada para a língua materna, comunicativa, sistémico funcional e análise crítica. Os jogos de linguagem cumprem seu papel na aquisição da linguagem. Para aprender a linguagem a criança se engaja em interações dos mais diversos tipos, e passa a manejar diversos gêneros. Consolidam a linguagem em particularidades de pensamentos extremamente férteis de forma á dialogar com esses jogos de linguagem.

    3.A partir de um "trabalho de campo" na área em que se estuda, é possível chegar a um ponto da pesquisa que vai além da leitura de textos.

    O autor, com o auxílio de uma câmera, pôde acompanhar o desenvolvimento de uma atividade durante 2 meses, podendo tirar conclusões sobre as interpretações das crianças e da professora e estagiária.

    Utilizando de um gênero textual específico (regras de jogo), a prática do letramento na oralidade pôde ser avaliada e entendida como o processo de letrar a criança pode ser inserida na Educação Infantil sem esquecer ou abonar o lúdico do cotidiano escolar.

    4.O autor identifica diversos gêneros textuais/discursivos de acordo com cada quadro de conversa, caracterizando as regras do jogo e expondo o objetivo do mesmo. Com um diálogo mais solto de informal, as crianças mostram as possibilidades e a organização o jogo, chegando ao questionamento da participação dos jogos de linguagem na produção do letramento.

    A relação entre os alunos transforma os jogos de linguagem em uma oportunidade de estimular o processo de letramento com as crianças. O professor enquanto mediador, pode, a partir da conversa entre os alunos em relação ao jogo, explorar outras modalidades além da linguagem verbal. Como por exemplo, mesmo não brincando, através de gestos as crianças já demonstram como deve se dar a brincadeira.

    As brincadeiras na Educação Infantil são essenciais para começar a aprimorar a linguagem da criança e construir o diálogo entre a linguagem verbal e o processo de letramento.

    5. A relação das crianças em seu processo de desenvolvimento e letramento tanto dentro como fora da sala de aula articula diversos eixos dessa fase inicial de aquisição da linguagem fornecendo bases e novas ideias de aprendizagem. A importância dos jogos de linguagem nos pilares do letramento são essenciais para o entendimento, a compreensão de gêneros tais como regras de jogos, o diálogo, o próprio letramento em atividades importantes para o uso da língua, o papel do adulto (professor/mediador) de viabilizar os diversos acessos as formas de letramento oral/escrita.


    Larissa Santos e Viviane Stoffel

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  2. 2º comentário


    Questões sobre o texto: Os jogos de linguagem no discurso infantil: implicações na constituição do letramento oral", de Neilson Alves de Medeiros.

    1-Como o autor apresenta as concepções de letramento? Quais as concepções? Como o conceito é diferenciado de autor para autor?

    O letramento tem como peça de estudo, de ensino, ou de aprendizagem os aspectos sociais da escrita e da leitura. Baseia-se, sobretudo, na capacidade de ler, escrever, interpretar os códigos, de leitura e de escrita.

    2-No texto, o autor discute também as noções de gênero textual e de jogos de linguagem. Aponte estas noções.
    A linguagem não é algo contido apenas a forma em que usamos para nomear ou caracterizar coisas, objetos, mas é algo variável, situado e construído histórica e culturalmente. Juntamente com a linguagem, a criança aprende a enxergar, a entender, uma determinada forma de mundo.
    Nos jogos de linguagem, a linguagem está sempre contígua a maneiras determinadas de vida, inserida dentro de uma conduta comunicativa social.
    Os jogos também podem ser vistos como uma forma singular de apoderação da linguagem.
    Os gêneros textuais se designam não apenas a utensílios para atuarmos nos mais distintos contextos sociais, mas exerce também, o papel de expandir habilidades linguísticas e cognitivas.

    3-O autor descreve a metodologia que utilizou para realizar a pesquisa. Fale sobre ela.
    O autor utilizou recurso tecnológico (câmara digital) em cinco sessões distribuídas em dois meses. Estabeleceu critério de seleção dos dados, no qual escolheu as atividades que continham os jogos de linguagem de maneira mais explícita. E selecionou o gênero textual “regras de jogo” , atribuindo-lhe outros objetivos.

    4-No tópico três do texto, o autor analisa os dados recolhidos no campo. Ele faz uma análise das produções orais de crianças em situações de sala de aula. Que aspectos foram identificados? Como se configuram os jogos de linguagem das crianças?
    Identificamos os seguintes aspectos: o papel do professor como tutor, no qual o professor tenta aproximar a fala e a escrita a um registro mais formal e mais complexo da linguagem; a possibilidade de outros gêneros discursivos através do jogo de linguagem; o fato dos jogos de linguagem não se restringirem apenas as questões verbais e as várias possibilidades de uso da língua que esses jogos permitem.
    Os jogos se configuram como bases para a manutenção dos gêneros discursivos e possibilitam a aprendizagem de novos gêneros, que não se restringem somente a fase inicial.


    5-Quais as contribuições das análises feitas pelo pesquisador? Como pensá-las no âmbito da sala de aula de educação infantil no processo de desenvolvimento do letramento oral?
    Por em evidência a existência de um letramento que se dá antes do contato com a escrita: o letramento oral. E que esse letramento facilita o aceso a outros tipos de letramento. A riqueza do gênero discursivo “regras de jogo”.
    Pensamos em tentar trabalha - lho de forma lúdica e achamos que os trava – línguas, as parlendas e a brincadeira “Tudo que o seu mestre mandar” podem ajudar.

    Angélica Bauer e Natália Barbosa.

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  3. 1 )Como o autor apresenta as concepções de letramento? Quais as concepções? Como o conceito é diferenciado de autor para autor?

    R: Apresenta como um termo que sofreu várias revisões, tendo como princípio básico os usos sociais que fazemos da leitura e da escrita. Em uma concepção de que o letramento se caracteriza na forma como a criança relaciona a leitura com a escrita e como este processo funciona, ou seja, um conjunto de praticas que estão presentes no cotidiano da criança. Os autores diferenciam de acordo com a habilidade, a capacidade de codificar ou decodificar a leitura, a escrita e a transmissão cultural de acordo com os fatores sociais.

    2 ) No texto, o autor discute também as noções de gênero textual e de jogos de linguagem. Aponte estas noções.
    R: O autor aponta os jogos como algo que ajuda na aquisição da linguagem, referenciando os jogos em que a criança aprende a sua língua materna, e os jogos que fazem o uso de repetição de palavras. Esta prática é realizada através de brincadeiras de rodas ou até mesmo pela simples atitude de nomear os objetos. Já os gêneros textuais são adquiridos desde cedo através desta relação com os jogos, leituras e diálogos. Porém, tal fato não é dado como neutro, mais sim, como algo que é produzido por um adulto através de ordem e obediência, contação de historias, nomeação de objetos e outros.

    3) O autor descreve a metodologia que utilizou para realizar a pesquisa. Fale sobre ela.
    R: A metodologia foi através de câmeras em cinco sessões por dois meses em uma turma da Educação Infantil, com crianças de quatro anos de idades. Observando o desenvolvimento de gênero oral, através de praticas baseadas como “regras de jogo”.

    4) No tópico 3 do texto, o autor analisa os dados recolhidos no campo. Ele faz uma análise das produções orais de crianças em situações de sala de aula. Que aspectos foram identificados? Como se configuram os jogos de linguagem das crianças?
    R: No jogo da linguagem as crianças são estimuladas pelo professor que orienta o discurso, a elaborar discursos específicos vinculados a contextos específicos. Essas práticas tem o objetivo de organizar o discurso oral. O modo de falar da criança sofre influência do professor modificando a linguagem.

    5) Quais as contribuições das análises feitas pelo pesquisador? Como pensá-las no âmbito da sala de aula de Educação Infantil no processo de desenvolvimento do letramento oral?
    R: As análises feitas pelo pesquisador referem-se aos jogos de linguagem. Estes jogos refletem na constituição do letramento escolar, uma vez que, essas atividades aparentemente simples podem suscitar atividades mais complexas, com funcionamentos variados. Há evidências que apontam para a existência do letramento oral no contexto da Educação Infantil, em que a modalidade oral, mesmo que cronologicamente anterior à escrita, desdobra-se em vários formatos, sofrendo influências dos usos sociais da leitura e da escrita já consolidadas.

    ALUNAS: BEATRIZ GUIRRA e SHIRLEY GAMA

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  4. 1- Os autores significam o letramento como os usos sociais que fazemos da leitura e escrita. Trazem concepções de diversos autores sobre o tema e criticam cada uma dessas concepções. Graff, define letramento como um processo apenas biológico e não contempla os fatores sociais já Scribner define letramento como um processo que envolve a transmissão cultural, o letramento fica definido como os usos que o individuo faz em seu cotidiano da Leitura e Escrita. Os autores criticam esta perspectiva apenas social do letramento porque exclui o individuo não alfabetizado, porém, o individuo que não sabe ler de forma formal também se adapta através de códigos no seu cotidiano o que seriam práticas de letramento. Há também a concepção de múltiplos letramentos, onde o individuo passa por vários tipos de letramento adaptando-se ao uso social da Leitura e Escrita em cada ambiente. Ainda na concepção de Letramento social vemos duas correntes caracterizadas como vertente “fraca” onde a Leitura e Escrita são apenas pelo sujeito para atender as demandas da sociedade e a vertente “forte” também chamada de letramento ideológico onde as práticas de Leitura e Escrita não são vistas como neutras, mas, sim modificadas segundo o ambiente em que estão sendo utilizadas.
    2- Assim como as concepções de letramento se desdobram em várias correntes de pensamento da mesma forma dão-se as concepções de gêneros textuais. Porém, em geral preconizam sua ação sócia comunicativa e histórica. A criança passaria por diversos gêneros até chegar a sua linguagem oral, mas, amplificada por esta razão faz o uso dos jogos de linguagem como ferramenta para aquisição desta habilidade. Esses jogos são defendidos pelos autores como mecanismos facilitadores do aprendizado do processo em lidar com os gêneros textuais e estes de forma percebida ou não influenciarão a forma como este sujeito lida com os Gêneros textuais no restante de sua vida.
    3- A metodologia utilizada para a obtenção dos dados desta pesquisa foi por meio de uma investigação prática de dois meses em uma classe da Educação Infantil com crianças na faixa etária dos 4 anos. Em minha, opinião o autor foi feliz e eficaz e em sua metodologia por sair de seu escritório e realmente investigar a veracidade das teorias, pois muitos pesquisadores, não vivenciam a prática de suas teorias o que causa descrédito quando esta teoria é apresentada A sujeitos como professores que lidam com a realidade apresentada pelo autor.
    4- Após os dados recolhidos em campo, o autor obtém várias percepções. Conclui que os jogos de linguagem necessitam de outro sujeito na ação que impulsione o outro. As crianças não só conseguem explicar o funcionamento destes jogos como também utilizam-se de gestos em suas exposições mostrando grande maturação usando-se do mecanismo gestual para facilitar o entendimento do outro. Analisando as reações dos ouvintes o autor concluiu que as outras crianças estavam compreendendo e não interrompiam a explicação em sinal de que o que a interlocutora estava falando era compreendido com facilidade. Vê-se então que naquele contexto, fazia total sentido o que era exposto confirmando assim a hipótese de que as práticas de Letramento são modificadas de acordo com o ambiente em que se dão.
    5- O autor contribui para o estudo do Letramento e a importância dos jogos em sal de maneira muito grande e também do papel do professor como intermediador desta relação. A modalidade do letramento oral está muito presente na sala de aula de Educação Infantil e faz-se muito mais importante do que os educadores imaginam.

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  5. 1- O autor apresenta a concepção dos multiplos letramento, ancorada na codificação e decodificação, indo através dos códicos de linguagem. Cada teorico citado citado parte de um conceito de letramento, levando me conta o contexto social da criança,ou de um evento individual de cada uma, onde o letramento é uma ferramenta complementar para o processo de alfabetização.

    2- O autor evidência muito o caráter do letramento através do fator sóciocomunicativo e histórico, ele usa como contribuição Bakhtin que defende a linguagem como um processo estável. Porém a criança ao longo do seu processo de letramento ela ter contato e intaragir de diversas maneiras, através do seu meio de comunicação social, ela irá ao longo desse processo aprender a incluir os gêneros linguisticos, onde a criança irá estabelecer e consolidar a sua fala.

    3-Ele irá partir de uma análise da realidade em sala de aula para fazer a sua pesquisa, que acompanhou as crianças de uma turma de educação infantil e o trabalho da professora em relação a aprendizagem dos gêneros orais, analizando o percurso do trabalho desenvolvido.

    4- O professor desenvolve um papel de tutor da turma, orientando os alunos e mediando o dialógo entre eles, ele organiza o discurso oral das crianças, através da fala da professora e da estagiária os alunos terão uma noção de como usar os jogos de linguagem em sua fala.

    5-O autor analaliza que os jogos de linguagem é um feneno que se dá na fase inicial da aprendizagem da criança, ele irá passar por manutenções ao longo da tragetótia da criança, até se estabilizar.A criança irá ter o domínio dos jogos de linguagem através de seu contato e sua exposição com eles. A interção do aluno com o letramento em sala de aula se dá através do diálogo , das histórias, imagens, entre outras. Tudo isso irá contrubuir para o processo de letramento da criança que querendo ou não sempre estará ligado ao processo de alfabetização, iniciando a criança nesse contexto.

    Ass: Ruth Pegoraro

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  6. 1- Tecnicamente os autores se dividem em duas correntes, uma encara o letramento como simples decodificação dos códigos de linguagem e a outra vê o letramento como o uso dos códigos e símbolos sociais, como forma de comunicação usado nas praticas sociais.

    2- O autor mostra sua ideia de linguagem como uma variavel que poderá mudar ao longo dos meios onde se está. E os jogos de linguagem são apresentados como as praticas que fazem com que a criança tenha contato com o aprendizado e aprenda de forma prazerosa.

    3-O autor fez uma pesquisa em uma escola, coletando dados, trabalhou com os dados de sala de aula, observou a professora e sua estagiaria. A partir dai fez observações de como a professora iniciava o processo de escrita e leitura.

    4- Nesse tópico o autor mostra a experiência vivida em sala de aula: Professora e estagiária elaoravam atividades em grupos onde os alunos relatavam suas experiências para o coletivo, assim elas vivenciavam conversavam os jogos de linguagem oralmente.

    5- De acordo com as análises feitas pelo pesquisador, hoje, podemos perceber o quanto os jogos são importantes na vida de uma criança, e principalmente, precisam ser trabalhados em sala de aula. Pois eles auxiliam à criança, tanto na sua forma de ler quanto de escrever.

    Alunas: Caroline Pires e Rayla Dias.

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