Em meio a turbulências na organização deste primeiro semestre letivo, iniciamos, enfim, nossa disciplina. Sejam bem-vindxs!!
A disciplina TAELP I - Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I é parte integerante do currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (
FEBF/UERJ) e tem como foco discussões acerca dos processos de aquisição/desenvolvimento da linguagem, bem como da língua materna, em suas modalidades oral e escrita. Não se trata de pensar na alfabetização direcionada para a Educação Infantil, modalidade central de nossas discussões, mas de pensar /problematizar as formas de aquisição/desenvolvimento da língua neste nível de ensino.
Os objetivos gerais são:
* Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos. Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil. Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil
Eixos temáticos:
* A construção do conhecimento sobre a escrita na criança pequena: as contribuições teóricas de Luria e Emília Ferreiro. As concepções sobre a língua subjacentes às práticas docentes: os métodos de alfabetização.
* O ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil: a entrada no mundo da escrita; leitura e escrita de textos;características de um ambiente de cultura escrita; o papel do professor.
* Propostas pedagógicas para o ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Neste nosso primeiro encontro, apresento a seguinte proposta de trabalho:
1. Elaborar um slide, por meio do LibreOffice Impress, do nosso navegador de internet, apresentando-se a partir dos seguintes tópicos: suas aspirações e suas inquietudes em relação à profissão.
3. Leitura da reportagme
: “As primeiras leituras na pré-escola”
4. Faça, aqui, seus comentários sobre a correlação entre as principais ideias apresentadas pelas diretrizes e o que indica a reportagem. Não esqueça de assinar, colocando seu nome e sobrenome. Se quiser comentar os posts dxs colegas, fique à vontade. Com certeza, enriquecerá o debate.