segunda-feira, 27 de abril de 2009
Voluntários e crianças viram "amigos de carta" em SP
domingo, 26 de abril de 2009
Escrever é desvelar-se...é fazer-se vivo...
O que é escrever?
sábado, 25 de abril de 2009
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Os Portfólios estão nascendo!!!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
A 2a. aula de TAE-LP
"Na avaliação tradicional, estamos acostumados a rituais de provas, testes, etc. Acabamos estudando apenas para a prova. Isso acaba nos levando a viver apenas alguns momentos estanques com o conhecimento e a aprendizagem não acontece. Estudamos para a nota, para sermos aprovados!" (T. 1)
No debate, algumas falas soaram de forma bastante relevante:
"Eu entendi que a avaliação formativa é uma forma de construir uma parceria entre professor e aluno. Não é só o professor que define tudo o que deve, o como deve e o para que deve avaliar. Compreendo que parece utópico, mas precisamos pensar em fazer diferente para quando formos atuar como professores" (Aluna, T 2)
"Entendo que é uma forma de superarmos a avaliação normativa, tradicional. Na avaliação tradicional, somos avaliados em momentos planejados, preparados e pensados pelo professor. Às vezes, aqui mesmo na faculdade, somos avaliados de forma estanque. Alguns professores sequer nos dão um retorno sobre nossas produções. Isso é muito frustrante porque não sabemos se estamos avançando ou não". (Aluna, T 2)
Por e-mail, recebi um depoimento de uma aluna que me chamou a atenção, principalmente, por aceitar o desafio:
"Caríssimo professor. Acho ótimo esta iniciativa do blog, estou surpresa e contente com o fato, que sirva de inspiração e instrumento de ajuda a todos nós.
Parabéns e obrigada." (Aluna, T 2)
Outra aluna, deixou uma postagem no blog apresentando suas apreensões, mas, ao mesmo tempo, confiando na possibilidade de fazermos uma trabalho de qualidade:
"Não estive presente no 1º dia de aula, fui surpreendida com sua proposta que, em princípio, deixou-me um tanto apreensiva, pois, como é uma proposta nova é normal que cause insegurança, ainda mais quando você duramente diz que NÃO será uma tarefa fácil. Não que esperamos facilidades, mas a essa altura do campeonato depois de tantas surpresas com nosso curso, você há de convir que não é nosso melhor momento. Entretanto, apesar de tudo, compreendi sua proposta e aceito o desafio. Espero ser capaz de corresponder as expectativas. Fica aqui registrada a minha admiração pela forma como você pretende conduzir seu trabalho e dar-nos suporte para futuramente realizarmos o nosso". (Aluna, T 2)
Estamos iniciando nosso trabalho...
Espero que consigamos vencer todos os obstáculos!! Bom trabalho!!
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Atividade 1: Produzindo uma Carta
O Carteiro - Mário Prata
| |||||
|
domingo, 5 de abril de 2009
A primeira aula TAE LP
- DISCIPLINA: TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I A
- CURSO: PEDAGOGIA
- Carga Horária: 90 h (60 h teóricas – 30 h práticas)
- Carga Horária Semanal: 4h teóricas/2h práticas
Objetivos: Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos. Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil. Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Avaliação: A avaliação envolve um processo dialógico de identificação das dificuldades, bem como das compreensões já estabelecidas com vistas à ampliação do repertório do conhecimento teórico e prático sobre as temáticas envolvidas. Pressupõe-se que a avaliação se constitua num movimento de reflexão sobre as experiências e sobre as teorias construídas neste contexto, além de ser tomada com o caráter de experiência formativa na formaçao de professores. Para tanto, sugerimos a produção do Portfólio Eletrônico como procedimento que se inscreve dentro de um contexto que procura superar a visão classificatória, coercitiva, unilateral da avaliaçao tradicional. Serão disponibilizados fundamentos sobre o portfólio para preparaçao da avaliaçao. Isso envolve a participaçao de professor e graduandos no processo de planejamento da avaliaçao em parceria, dentro de princípios democráticos. As discussões serão iniciadas com a perspectiva de compreender as finalidades e objetivos do portfólio. Em seguida, seráo definidos os propósitos, vinculados ao Plano de Trabalho da Disciplina e vinculados às necessidades formativas e de conhecimento de cada graduando. Na sequência, serão definidos os descritores do Portfólio e o processo de produção será iniciado. Neste percurso espera-se que as leituras prévias dos textos indicados sejam realizadas para que as produções escritas sejam o reflexo do aprofundamento teórico/prático do graduando. Pretende-se diversificar os instrumentos com a intenção de perceber as aprendizagens em situações diferenciadas.
Bibliografia (Clássica / Básica da área):
AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Luria. São Paulo: Ática, 1995.
FERREIRO, E., TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.