quinta-feira, 16 de abril de 2009

A 2a. aula de TAE-LP


A nossa segunda aula aconteceu, respectivamente, nos dias 14/04 (T.6) e no dia 16/04 (T. 1 e T. 2). Não teremos encontro na próxima semana, tendo em vista que no dia 21/04 (3a. feira) é feriado nacional e no dia 23/04 (5a. feira) é feriado estadual. Dessa forma, a ansiedade, certo desespero e algum sentimento de "pressa"tomou conta de mim. Como prepará-los para darem início ao portfólio eletrônico sem um debate, uma discussão ou uma orientação sobre seus princípios, seus fundamentos e suas características? Assim, resolvi inverter nosso planejamento (discutiríamos o texto "Processos iniciais de leitura e escrita", de Rosineide Magalhães de Sousa)! Solicitei que providenciassem a cópia do texto "Construindo o portfólio eletrônico", escrito por mim.

Dessa forma, demos início à discussão sobre avaliaçao formativa e, dentro desse contexto, discutimos o portfólio eletrônico. A T. 6 estava lotada! Este fato me deixou, de certa forma, mais desesperado ainda. E, o piro ainda estava por vir! Mas, de alguma forma, eu já sabia que as reações seriam as mais diversas possíveis! Conversas paralelas, risinhos escondidos e contidos, comentários em quase silêncio... Minhas expectativas se centralizaram na necessidade de municiar os alunos de informação que pudessem auxiliá-los, da melhor maneira, o processo de início de construção do portfólio. Olhares me atingiam de cima até embaixo! Náo sei se eram de curiosidade por conhecer o professor (muitos não estiveram presentes no 1o. encontro), não sei se eram de medo, não sei se eram de raiva... Sei que muitos pareciam assustados! Mas, segui em frente! Sabemos que o fazer diferenciado provoca sentimentos muito diversos. E, mais, normalmente, os alunos reclamam de professores que não dão aula e, ao mesmo tempo, questionam a minha postura de, no primeiro dia de aula, ter cumprido o meu papel: ESTAR EM SALA DE AULA, CUMPRIR HORÁRIO E "NÃO ENROLAR OS ALUNOS" - A AULA ACONTECEU EM SUA INTEIREZA.

Ao final, creio que se iniciava um grande desafio... Vamos aguardar os próximos passos...

Na T. 1, primeiramente, as pessoas foram chegando aos poucos. Fiz a mesma solicitação, mas alterei a dinâmica utilizada na aula de 3a. feira. Talvez, algumas reações de resistência ou de impotência evidenciados por alguns alunos tenham me levado a refletir que era necessário, primeiro, que eles fizessem uma leitura e "sentissem" a tarefa que lhes cabe! O debate entre os pares pode aplacar certos medos, como também, pode incendiar estes medos!! É um risco que se corre. Pedi que os alunos sentassem em grupos de até 4 pessoas e que fizessem a leitura do texto.

Em grupo. deveriam chegar à conclusão do que se entende por avaliaçao formativa e o que é o portfólio como procedimento inserido nessa modalidade de avaliaçao. Sugeri que levantassem os seguintes aspectos:

*Expectativas para o trabalho com o portfólio:receios e o que se espera;
*Os compromissos que assumirão com as próprias aprendizagens e com o próprio desenvolvimento ao longo da disciplina;
*O que esperam do professor neste proceso.

Em seguida, abriu-se para o debate!

Uma das alunas deu o seguinte depoimento:

"Na avaliação tradicional, estamos acostumados a rituais de provas, testes, etc. Acabamos estudando apenas para a prova. Isso acaba nos levando a viver apenas alguns momentos estanques com o conhecimento e a aprendizagem não acontece. Estudamos para a nota, para sermos aprovados!" (T. 1)

Outras alunas disseram o seguinte:

"A ideia da avaliação formativa é muito interessante porque acabamos refletindo sobre o que estudamos, lemos, discutimos. Assim, acabamos aprendendo muito mais e sedimentando mais nossos conhecimentos".(T. 1)

"Entendi que a avaliação formativa nos ajuda na nossa caminhada de aprendizagem de forma constante e contínua."(T. 1)


Na turma 2, 5a. feira à noite, havia cerca de 31 alunos, por volta de 19:30. As orientações seguiram as mesmas que foram feitas na turma da tarde, tendo em vista que a discussão surtiu um conjunto de ideias interessantes. Inicialmente, os alunos providenciaram as cópias dos textos e iniciaram a leitura do mesmo. Alguns alunos aproveitaram para "tirar" algumas fotos. Provavelmente, indicando alguma intençao de utilizá-las no portfólio. Aliás, eu mesmo fui foco das fotografias!

No debate, algumas falas soaram de forma bastante relevante:

"Eu entendi que a avaliação formativa é uma forma de construir uma parceria entre professor e aluno. Não é só o professor que define tudo o que deve, o como deve e o para que deve avaliar. Compreendo que parece utópico, mas precisamos pensar em fazer diferente para quando formos atuar como professores" (Aluna, T 2)

"Entendo que é uma forma de superarmos a avaliação normativa, tradicional. Na avaliação tradicional, somos avaliados em momentos planejados, preparados e pensados pelo professor. Às vezes, aqui mesmo na faculdade, somos avaliados de forma estanque. Alguns professores sequer nos dão um retorno sobre nossas produções. Isso é muito frustrante porque não sabemos se estamos avançando ou não". (Aluna, T 2)

Por e-mail, recebi um depoimento de uma aluna que me chamou a atenção, principalmente, por aceitar o desafio:

"Caríssimo professor. Acho ótimo esta iniciativa do blog, estou surpresa e contente com o fato, que sirva de inspiração e instrumento de ajuda a todos nós.
Parabéns e obrigada." (Aluna, T 2)


Outra aluna, deixou uma postagem no blog apresentando suas apreensões, mas, ao mesmo tempo, confiando na possibilidade de fazermos uma trabalho de qualidade:

"Não estive presente no 1º dia de aula, fui surpreendida com sua proposta que, em princípio, deixou-me um tanto apreensiva, pois, como é uma proposta nova é normal que cause insegurança, ainda mais quando você duramente diz que NÃO será uma tarefa fácil. Não que esperamos facilidades, mas a essa altura do campeonato depois de tantas surpresas com nosso curso, você há de convir que não é nosso melhor momento. Entretanto, apesar de tudo, compreendi sua proposta e aceito o desafio. Espero ser capaz de corresponder as expectativas. Fica aqui registrada a minha admiração pela forma como você pretende conduzir seu trabalho e dar-nos suporte para futuramente realizarmos o nosso". (Aluna, T 2)


Estamos iniciando nosso trabalho...

Espero que consigamos vencer todos os obstáculos!! Bom trabalho!!






Um comentário:

  1. Olá professor. Retifico o que disse: Acho ótima a idéia do blog, parabéns e obrigada!
    Esta é uma maneira alternativa e diferenciada de acompanhamento de nosso desenvolvimento acadêmico, fugindo do rigor avaliativo convencional o qual nem sempre ficam claros nossos objetivos, dificuldades e nível de conhecimento. É uma idéia tão inovadora quanto ousada: será possivel, através desta nova metodologia, acompanhar de perto tantos alunos???
    Eis a questão a ser desvendada por experiência própria.
    O desafio está lançado. Nos lancemos ao desconhecido!

    Daniele Machado.

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