quarta-feira, 8 de abril de 2009

Atividade 1: Produzindo uma Carta



O texto abaixo, de Mário Prata, serve para pensarmos um pouco sobre a nossa primeira atividade da disciplina: escrever uma carta! 
Isso mesmo! Uma carta! 

Se quiser enriquecer suas percepções, você pode rever os filmes: O Carteiro e o Poeta e Central do Brasil. Estes filmes retratam bem a relação íntima que se estabelece entre as pessoas e uma carta!


Há quanto tempo você não escreve uma carta?  Como dissemos em sala, pretendemos que a disciplina caminhe dentro de uma concepção articulando  teoria e prática, aspectos considerados por nós como fundantes da formação de professores. Nossa atividade consiste em vivenciarmos práticas sociais de letramento com vistas a compreender a complexa função do ato de formar pessoas e de compreender os processos que envolvem a aprendizagem das estruturas da língua materna em crianças de 0 a 6 anos.

A proposta é que cada um produza uma carta como forma de se apresentar, dizer quem é, suas virtudes, suas vontades, seus receios, seus desejos, suas histórias... Como temos dito, o portfólio permite que o aluno possa tomar decisões sobre suas produções, suas reflexões, seu percurso de aprendizagem. Assim, as informações que for veicular por meio da carta devem ser definidas por você. 

No âmbito do ensino de língua portuguesa, atualmente, os conceitos de texto, contexto, intertexto, infratexto, tipologia textual, gênero textual são, cada vez mais frequentes nas rodas de debate sobre proficiência  linguuística, competência comunicativa, etc. Vamos, neste momento falar um pouco de gênero textual. Marcuschi (2008) informa que esta discussão não é recente, mas "está na moda". São diversos os significados apresentados por diversos estudiosos. Marchuschi (2008) afirma que "o gênero textual refere os textos materializados em situações comunicativas recorrentes". De acordo com o autor,

Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicios definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituicionais e técnicas. Em contraposição aos tipos, os gêneros são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações diversas, constituindo em princípio listagens abertas. Alguns exemplos de gêneros textuais: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante. Como tais, os gêneros  são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas. (MARCUSCHI, 2008, p. 155)

Como você pôde perceber, a carta faz parte desse universo linguístico e das práticas sociais de linguagem. E, como tal, apresenta uma finalidade e uma estrutura muito própria. Normalmente, escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com algum parente que está longe ou com alguém que é muito querido e muito próximo a nós (mesmo estando distante!!).

As característicias desse gênero são simples, isto é, não possuem muitas regras e estrutura complexa a serem seguidas. 

1. O assunto, normalmente, é livre e circunda em torno de sentimentos, histórias vividas, dilemas, receios,  medos, alegrias, notícias sobre familiares ou amigos, etc...

2. Não se trata de um texto muito extenso. Localiza-se entre médio e grande!

3. O tipo de linguagem acompanha o nível de intimidade entre o remetente e o destinatário.Portanto, é possível utilizar termos coloquiais e gírias sem problema algum.

4. Quanto à estrutura, a carta deve conter: Local e data, vocativo (saudação inicial), desenvolvimento do texto (informações), despedida e assinatura.


Bem, como você pode ver, não é uma tarefa tão difícil assim. Se quiser agregar mais informações a sua carta, lance mâo das frases que você completou no primeiro dia de aula, lembra-se das fichas coloridas?? Elas podem funcionar como detonadoras do processo criativo!! Agora, é com você!! Use de sua criatividade e ousadia! 


Um comentário:

  1. Olá professor, melhorei um pouco mais meu Blog e corrigi algumas coisas que você sinalizou em sua visita... veja se está legal. Beijos!!

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