sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Ensino Fundamental de 9 anos
domingo, 19 de julho de 2009
Encerramento do Semestre - Orientações Importantes
Alunos (as), estamos chegando ao fim de mais um semestre. Para melhor orientá-los no fechamento das atividades e do Portfólio, apresentou algumas indicações que merecem atenção.
1. Especial cuidado aos seguintes propósitos gerais:
1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão de linguagens diferenciadas e a evidencia de aprendizagens múltiplas;
2. Integração teoria e pratica (fazer relações dos textos com a realidade, com a pratica pedagógica, com o cotidiano de leitura e escrita de crianças)
· 2. Observar os seguintes descritores nas últimas postagens e na revisão geral do blog:
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7.Correção lingüística das postagens (ortografia,pontuação,concordância,regência,coesa,coerência,etc.)
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo,áudio,imagens,etc.)
4. Para a "Avaliação do processo de produção do portfólio", retomem os tópicos teóricos do texto que foi lido no início do semestre (Construindo o portfólio eletrônico). Coloquem sua visão sobre seu desenvolvimento, sobre suas aprendizagens, sobre suas superações, sobre a possibilidade de dar continuidade à utilização do blog, sobre a possibilidade de aplicar em sua prática profissional.
5. Para as últimas postagens (referente aos últimos textos), elaborem, a partir de cada texto, uma síntese comentada (evidenciando sua compreensão) dos tópicos que compõem cada um dos textos. Uma dica: para que sejam abordados os pontos imprescindíveis dos textos em sua totalidade, siga os subtópicos que organizam cada texto. Por exemplo, no texto "Contextos de alfabetização na sala de aula", de Ana Teberosky e Nuria Ribera, você pode sintetizar e comentar os seguintes tópicos:
- INTRODUÇÃO
- A informação e os conhecimentos iniciais em alfabetização
- DIFERENTES CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA (Da relação entre ações e objetos; De observar ações dos adultos; De escutar a leitura em voz alta; De escrever em “voz alta”, ditando ao professor; De perguntar e receber respostas; De suas próprias ações de escrever; De produzir textos longos). Estas reflexões precisam ser mais densas, mais profundas e mais completas.
6. Ao fazer uma revisão geral de seu Portfólio, procurem inserir aspectos que ainda não aparecem em seu blog. Por exemplo, imagens, vídeos, comentários dos vídeos, relação com a prática, inserção de reportagens e/ou outros textos que focalizam os assuntos discutidos, relação com outras disciplinas, etc...
7. Verifiquem se TODAS as atividades constam de seu portfólio.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Admirável Chip Novo
aDMIRÁVEL CHIP NOVO
A tecnologia a serviço da pedagogia
Novas tecnologias permitem que o professor use, na sala, os recursos da internet para fazer pesquisas e tornar a aula interativa
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Novas Tecnologias e Educação
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Contextos de Alfabetização
terça-feira, 26 de maio de 2009
O TEMPO NÃO PÁRA
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Gênero Textual: POEMA
Para refletir, pensar, sentir... O poema é um gênero textual que apresenta a finalidade de levar o leitor a possibilidade de "viajar", de sentir as metáforas, a musicalidade, o ritmo... A arte e a estética se encontram como elementos edificadores da natureza humana...ou não! Drummond nos brinda com esta delicadeza de poema...Apreciem sem moderação!!
Gêneros e Tipos Textuais: que relação é esta?
quinta-feira, 14 de maio de 2009
SUGESTÕES PARA INCREMENTAR OS BLOGS
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Pesquisa Online
quinta-feira, 7 de maio de 2009
PROPÓSITOS GERAIS, PROPÓSITO ESPECÍFICO E DESCRITORES
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Conhecendo como as crianças constróem a leitura
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Voluntários e crianças viram "amigos de carta" em SP
domingo, 26 de abril de 2009
Escrever é desvelar-se...é fazer-se vivo...
O que é escrever?
sábado, 25 de abril de 2009
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Os Portfólios estão nascendo!!!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
A 2a. aula de TAE-LP
"Na avaliação tradicional, estamos acostumados a rituais de provas, testes, etc. Acabamos estudando apenas para a prova. Isso acaba nos levando a viver apenas alguns momentos estanques com o conhecimento e a aprendizagem não acontece. Estudamos para a nota, para sermos aprovados!" (T. 1)
No debate, algumas falas soaram de forma bastante relevante:
"Eu entendi que a avaliação formativa é uma forma de construir uma parceria entre professor e aluno. Não é só o professor que define tudo o que deve, o como deve e o para que deve avaliar. Compreendo que parece utópico, mas precisamos pensar em fazer diferente para quando formos atuar como professores" (Aluna, T 2)
"Entendo que é uma forma de superarmos a avaliação normativa, tradicional. Na avaliação tradicional, somos avaliados em momentos planejados, preparados e pensados pelo professor. Às vezes, aqui mesmo na faculdade, somos avaliados de forma estanque. Alguns professores sequer nos dão um retorno sobre nossas produções. Isso é muito frustrante porque não sabemos se estamos avançando ou não". (Aluna, T 2)
Por e-mail, recebi um depoimento de uma aluna que me chamou a atenção, principalmente, por aceitar o desafio:
"Caríssimo professor. Acho ótimo esta iniciativa do blog, estou surpresa e contente com o fato, que sirva de inspiração e instrumento de ajuda a todos nós.
Parabéns e obrigada." (Aluna, T 2)
Outra aluna, deixou uma postagem no blog apresentando suas apreensões, mas, ao mesmo tempo, confiando na possibilidade de fazermos uma trabalho de qualidade:
"Não estive presente no 1º dia de aula, fui surpreendida com sua proposta que, em princípio, deixou-me um tanto apreensiva, pois, como é uma proposta nova é normal que cause insegurança, ainda mais quando você duramente diz que NÃO será uma tarefa fácil. Não que esperamos facilidades, mas a essa altura do campeonato depois de tantas surpresas com nosso curso, você há de convir que não é nosso melhor momento. Entretanto, apesar de tudo, compreendi sua proposta e aceito o desafio. Espero ser capaz de corresponder as expectativas. Fica aqui registrada a minha admiração pela forma como você pretende conduzir seu trabalho e dar-nos suporte para futuramente realizarmos o nosso". (Aluna, T 2)
Estamos iniciando nosso trabalho...
Espero que consigamos vencer todos os obstáculos!! Bom trabalho!!
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Atividade 1: Produzindo uma Carta
O Carteiro - Mário Prata
| |||||
|
domingo, 5 de abril de 2009
A primeira aula TAE LP
- DISCIPLINA: TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I A
- CURSO: PEDAGOGIA
- Carga Horária: 90 h (60 h teóricas – 30 h práticas)
- Carga Horária Semanal: 4h teóricas/2h práticas
Objetivos: Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos. Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil. Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.
Avaliação: A avaliação envolve um processo dialógico de identificação das dificuldades, bem como das compreensões já estabelecidas com vistas à ampliação do repertório do conhecimento teórico e prático sobre as temáticas envolvidas. Pressupõe-se que a avaliação se constitua num movimento de reflexão sobre as experiências e sobre as teorias construídas neste contexto, além de ser tomada com o caráter de experiência formativa na formaçao de professores. Para tanto, sugerimos a produção do Portfólio Eletrônico como procedimento que se inscreve dentro de um contexto que procura superar a visão classificatória, coercitiva, unilateral da avaliaçao tradicional. Serão disponibilizados fundamentos sobre o portfólio para preparaçao da avaliaçao. Isso envolve a participaçao de professor e graduandos no processo de planejamento da avaliaçao em parceria, dentro de princípios democráticos. As discussões serão iniciadas com a perspectiva de compreender as finalidades e objetivos do portfólio. Em seguida, seráo definidos os propósitos, vinculados ao Plano de Trabalho da Disciplina e vinculados às necessidades formativas e de conhecimento de cada graduando. Na sequência, serão definidos os descritores do Portfólio e o processo de produção será iniciado. Neste percurso espera-se que as leituras prévias dos textos indicados sejam realizadas para que as produções escritas sejam o reflexo do aprofundamento teórico/prático do graduando. Pretende-se diversificar os instrumentos com a intenção de perceber as aprendizagens em situações diferenciadas.
Bibliografia (Clássica / Básica da área):
AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Luria. São Paulo: Ática, 1995.
FERREIRO, E., TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.