domingo, 5 de abril de 2009

A primeira aula TAE LP


Iniciamos nosso 1o. semestre de 2009 no dia 31/03. Estou responsável por três turmas de TAE-LP 1: uma turma na 3a. feira à noite (T.6), uma na 5a. feira à tarde (T.1) e outra na 5a. à noite (T. 3). As aulas do dia 31/03 não se realizaram porque houve uma greve de motoristas de ônibus na Baixada Fluminense, o que dificultou o transporte de muitos alunos. 

A primeira aula da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 aconteceu, nos turnos vespertino e noturno, no dia 02/04.  E a primeira aula da turma de 3a. feira à noite só aconteceu no dia 07/04. 

O primeiro contato foi destinado a situar a disciplina no contexto da formação de professores, focalizando o desafio, ainda presente, da busca pelo desenvolvimento proficiente da língua por parte das crianças em seu processo de escolarização. 

A nossa atenção estará voltada para as práticas sociais de linguagem na Educação Infantil. E, dentro desse contexto, pretendemos que o trabalho esteja articulado com uma visão investigativa, de reflexão crítica sobre a realidade. Isso implica que nosso trabalho se voltará para o cotidiano linguístico social de nossas crianças na escola e no espaço social mais amplo. O fio condutor se situa na centralidade da pesquisa como princípio formativo e da reflexão como possibilidade de construir esquemas de análise com vistas ao enfrentamento da complexidade da sala de aula. Concordamos com a premissa de Pérez Gomez (1992) quando afirma que

Os problemas da prática social não podem ser reduzidos a problemas meramente instrumentais, em que a tarefa profissional se resume a uma acertada escolha e aplicação de meios e procedimentos. De um modo geral, na prática não existem problemas, mas sim situaçoes problemáticas, que se apresentam frequentemente como casos únicos que não se enquadram nas categorias genéricas identificadas pela técnica e pela teoria existentes. Por essa razão, o profissional prático não pode tratar estas situações como se fossem meros problemas i nstrumentais, susceptíveis de resolução através da aplicação de regras armazenadas no seu próprio conhecimento científico-técnico (PÉREZ GOMEZ, 1992, p. 100).
Além disso, foi discutida a proposta de avaliaçao que se realizará no decorrer da disciplina: construção/elaboração do Portfólio Eletrônico.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor reflexivo. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, p. 93-114,1992.

A proposta de organizaçao da disciplina é a seguinte:

  1. DISCIPLINA: TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I A
  2. CURSO: PEDAGOGIA
  3. Carga Horária:     90 h     (60 h teóricas – 30 h práticas)
  4. Carga Horária Semanal: 4h teóricas/2h práticas

Objetivos: Conhecer os processos de aquisição da leitura e da escrita nas crianças de 0 a 6 anos. Refletir criticamente sobre as propostas curriculares para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil. Construir propostas metodológicas para o trabalho da língua oral e escrita na Educação Infantil.

 Ementa: A construção do conhecimento sobre a escrita na criança pequena: as contribuições teóricas de Luria e Emília Ferreiro. As concepções sobre a língua subjacentes às práticas docentes: os métodos de alfabetização. O ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil: a entrada no mundo da escrita; leitura e escrita de textos; características de um ambiente de cultura escrita; o papel do professor. Propostas pedagógicas para o ensino da língua oral e escrita na Educação Infantil.

Avaliação: A avaliação envolve um processo dialógico de identificação das dificuldades, bem como das compreensões já estabelecidas com vistas à ampliação do repertório do conhecimento teórico e prático sobre as temáticas envolvidas. Pressupõe-se que a avaliação se constitua num movimento de reflexão sobre as experiências e sobre as teorias construídas neste contexto, além de ser tomada com o caráter de experiência formativa na formaçao de professores. Para tanto, sugerimos a produção do Portfólio Eletrônico como procedimento que se inscreve dentro de um contexto que procura superar a visão classificatória, coercitiva, unilateral da avaliaçao tradicional. Serão disponibilizados fundamentos sobre o portfólio para preparaçao da avaliaçao. Isso envolve a participaçao de professor e graduandos no processo de planejamento da avaliaçao em parceria, dentro de princípios democráticos. As discussões serão iniciadas com a perspectiva de compreender as finalidades e objetivos do portfólio. Em seguida, seráo definidos os propósitos, vinculados ao Plano de Trabalho da Disciplina e vinculados às necessidades formativas e de conhecimento de cada graduando. Na sequência, serão definidos os descritores do Portfólio e o processo de produção será iniciado. Neste percurso espera-se que as leituras prévias dos textos indicados  sejam realizadas para que as produções escritas sejam o reflexo do aprofundamento teórico/prático do graduando. Pretende-se diversificar os instrumentos com a intenção de perceber as aprendizagens em situações diferenciadas. 

 

Bibliografia (Clássica / Básica da área):

 

AZENHA, Maria da Graça. Imagens e Letras: os possíveis acordos de Ferreiro e Luria. São Paulo: Ática, 1995.

BARBOSA, Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. Ed.,São Paulo: Cortez, 1994.

FERREIRO, E., TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 12.ed., São Paulo: Cortez, 1988.

___________. Alfabetização em processo. 12.ed., São Paulo: Cortez, 1998.

MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez,1993.

TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

5 comentários:

  1. Caríssimo professor. Acho ótimo esta iniciativa do blog, estou surpresa e contente com o fato, que sirva de inspiração e instrumento de ajuda a todos nós.
    Parabéns e obrigada.

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  2. Ivan, parabéns pela criação do Blog!!!
    Acho a idéia excelente, por ser uma importante facilitadora do compartilhamento de conhecimentos e práticas a respeito da referida disciplina/assunto - o que certamente constitui-se em mais uma útil ferramenta para a aprendizagem do tema proposto para esse semestre.
    Que você, os alunos da UERJ/FEBF e todos os participantes e leitores do Blog tenham muito sucesso!!!
    Abçs.
    Marcio R. Louzada.

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  3. Dani, espero que nossa experiência possa indicar possibilidades inovadoras de construirmos novo paradigma de avaliação na formação de professores e, consequentemente, um novo paradigma de avaliação das aprendizagens de nossos alunos da educação básica. Neste trabalho, vocês são sujeitos de mudança.

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  4. Não estive presente no 1º dia de aula,fui surpreendida com sua proposta que, em princípio, deixou-me um tanto apreensiva, pois, como é uma proposta nova é normal que cause insegurança, ainda mais quando você duramente diz que NÃO será uma tarefa fácil. Não que esperamos facilidades, mas a essa altura do campeonato depois de tantas surpresas com nosso curso, você há de convir que não é nosso melhor momento.
    Entretanto, apesar de tudo, compreendi sua proposta e aceito o desafio. Espero ser capaz de corresponder as expectativas.
    Fica aqui registrada a minha admiração pela forma como você pretende conduzir seu trabalho e dar-nos suporte para futuramente realizar-mos o nosso.
    Até breve!

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  5. Gostei da idéia do portifólio. Apesar de ontem ter sido a minha primeira aula já havia lido o texto e começei a aplicar as idéias de trabalhar variados tipos de texto e os alunos dao meu estágio estão gostando. São alunos da 1º Série e já estão alfabetizados mas com algumas dificuldades de leitura. Acredito que com essa iniciativa vou ter um amparo muito bom não só seu mas dos meus colegas de turma....Valeu a iniciativa...

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